TECNOLOGIAS PARA ADOTAR EM SUA CLÍNICA
Está hesitante em abraçar novas tecnologias devido à crise econômica? A inteligência artificial e a tecnologia ativada por voz podem transformar a sua prática para melhor, independentemente da sua situação financeira.
A tecnologia está a avançar em muitas áreas dos cuidados de saúde, particularmente na indústria dentária, onde os fluxos de trabalho clínico continuam a melhorar. Tal como em quase todas as áreas da saúde, o impacto da pandemia COVID-19 na adoção de novas tecnologias não pode ser subestimado. O que costumava levar anos a considerar, formar e implementar novas tecnologias foi acelerado para semanas e, em alguns casos, para dias.
Embora possa ser difícil acompanhar as novas tecnologias, os dentistas devem abraçar o futuro tecnológico da medicina dentária. Os consultórios dentários (e dentistas) de maior sucesso se manterão a par das mais recentes inovações tecnológicas que terão um impacto positivo nos cuidados ao paciente e aprenderão e adaptá-los rapidamente.
IA PARA INFORMAR O FLUXO DE TRABALHO
As práticas dentárias estão a utilizar tecnologia avançada para simplificar o fluxo de trabalho, ajudar no planeamento do tratamento e reforçar a relação paciente-profissional. As últimas inovações e tecnologias em odontologia podem ser vistas na utilização de IA (inteligência artificial). Os fornecedores podem utilizar a tecnologia da IA para fornecer um diagnóstico consistente e planeamento do tratamento.
Esta tecnologia permite que as radiografias detectem potenciais problemas em áreas difíceis de ver, ajudando o olho humano, que tende a cansar-se facilmente ao longo do dia. Por exemplo, o AI Scan pode gerar um rastreio objetivo ou um instantâneo da saúde dos dentes e gengivas de um paciente a partir de 10 milhões de imagens indexadas, comparando quase todas as superfícies de cada dente, com muito mais detalhe do que a olho nu.
Ao comparar radiografias durante um período de 24 meses, o software de apoio ao diagnóstico pode identificar alterações em cada dente ao longo do tempo e destacar áreas problemáticas, levando a um planeamento de tratamento mais preciso e conveniente. Além disso, como esta IA é visual, pode ajudar a esclarecer quaisquer dúvidas que o paciente possa ter e a criar confiança entre paciente e profissional.
GESTÃO DE REGISTOS ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DE VOZ
A tecnologia ativada por voz é outra inovação que apoia os cuidados dentários. Utilizando a tecnologia de reconhecimento de voz, os dentistas e os membros da equipe podem poupar tempo que normalmente seria gasto em pausas após uma consulta para tomar notas sobre cada paciente. Em vez disso, o clínico pode fazer observações e notas sobre cada dente, que o computador registra no registro de saúde electrónico.
A tecnologia também tem uma taxa de precisão de 99% para ditado de voz, o que significa que após a nomeação, o fornecedor pode rever imediatamente as notas gravadas de voz para se assegurar de que a informação foi gravada corretamente. Isto permite que os dentistas passem mais tempo a visitar os pacientes, respondendo às suas preocupações e proporcionando uma excelente experiência de tratamento.
ESCANEAMENTO INTRAORAL
Para além das ferramentas de diagnóstico e registo de IA, os médicos devem também utilizar outras tecnologias modernas. Por exemplo, as imagens intraorais recolhidas por scanners 3D ativam a capacidade dos profissionais de saúde oral de educar os pacientes sobre as melhores práticas de saúde e planos de tratamento. A tecnologia permite ao higienista realizar um exame oral completo em três a cinco minutos, fornecendo uma imagem clara da boca do paciente em tempo real. Imagens de dentes partidos, restaurações cariadas, tártaro e gengivas inflamadas são a melhor ferramenta do dentista para ajudar os pacientes a compreender o que está a acontecer na sua boca e o que precisa de ser tratado primeiro.
Os pacientes podem ver áreas de desgaste oclusal grave e doença periodontal com estes visuais, e o médico e o paciente podem discutir planos de tratamento com orientações mais personalizadas. Além disso, este canal de comunicação transparente ajuda a dar prioridade aos próximos passos no tratamento de uma forma mais colaborativa e envolvente. Isto melhora a aderência e o acompanhamento do tratamento, o que é uma vantagem para ambas as partes.
E TECNOLOGIA EM TEMPOS ECONÔMICOS DIFÍCEIS
Em tempos de crise econômica e de incerteza, pode parecer mais fácil ignorar a inovação do que abraçar novas tecnologias. No entanto, os mercados, e mais especificamente as preferências dos pacientes, evoluirão independentemente das manchetes financeiras. As práticas dentárias que abraçam a inovação podem colher benefícios significativos. Desde reduzir os encargos administrativos e reter os funcionários até ajudar os doentes a compreender e a empenhar-se no tratamento, a inovação pode e deve ser uma vantagem competitiva para os consultórios que procuram apoiar-se na inovação em 2023, software de diagnóstico de segunda opinião, notas ativadas por voz e avançado. Os scanners 3D intraorais são um bom ponto de partida.